OUÇA AO VIVO

73 Anos

No dia 13 de setembro de 2016 o Ex Território Federal do Amapá completara 73 anos de sua criação, através do Decreto nº 6.550, de 1944 que também  originou os Territórios Federais do Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e do Iguassú.

Antigo Mapa do Território Federal do Amapá.
O Ex Território Federal do Amapá limitava - se ao Norte e Noroeste, com as Guianas Francesa e Holandesa; a Nordeste e Leste, com o Oceano Atlântico; a Sul e sudeste, com o Canal do Norte e o Braço Norte do Rio Amazonas até a foz do Rio Jarí.
Desfile Cívico de 13 de setembro.

Segundo estudiosos, o nome Amapá originou-se de uma árvore chamada Amapazeiro, encontrada em ambulância na região, que produz um leite precioso bastante usado na medicina artesanal pelos moradores do lugar devido a eficácia no tratamento de problemas do fígado e estomacal.

 A também quem diga que o nome oriundo da língua tupi significa "lugar das chuvas", devido o volumoso ciclo chuvoso da época.
Linha imaginário do Equador - Década de 80.



 O Ex Território tinha 6 municípios, sendo eles: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Ferreira Gomes, Macapá, Mazagão e Jarí.

O lugar é cheio de riquezas e belezas naturais como florestas, matas, lagos, rios, igarapés, planícies e planaltos, minérios, animais, além de pontos turísticos criados pelo homem como o Monumento do marco Zero do Equador, Base Aérea do Amapá, entre outros.
Amapazeiro - Arquivo pessoal.

Seus principais governadores foram os militares Janary Gentil Nunes, que governou o Território no período de 25 de janeiro de 1944 a 28 de fevereiro de 1956, e Annibal Barcelos, entre 15 de março de 1979 a 16 de julho de 1985, sendo este mais tarde eleito o 1° Governador eleito pelo voto direto, em 1990. 

Apesar de ter sido elevado a categoria de Estado Federativo em 1988, prevaleceu os festejos ao aniversário do Ex Território, com direito a feriado Estadual e desfile cívico estudantil em vários municípios do Amapá.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros