OUÇA AO VIVO

Um mundo de imaginações

Apesar da estrutura física um pouco deteriorada, A Sala de Leitura A Porta do Conhecimento oferece  aos usuários conforto e um acervo composto por mais de 1.200 livros .  
Criada no ano de 2012, através de projeto documentado, a Sala Leitura A Porta do Conhecimento, que funciona nos três turnos de aula da Escola Estadual José do Patrocínio, tem como objetivo maior atender alunos do Ensino Fundamental e Médio da referida Instituição de Ensino, bem como trabalhar em parceria com professores da Área de Língua Portuguesa e Literatura através de projetos, com ações que visam avaliar a participação e desempenho dos educandos, proporcionando a prática da leitura para a aquisição de conhecimento. O ambiente, também, é destinado ao público da comunidade local, onde a Escola está inserida, que desejam desfrutar desse Espaço Pedagógico.

Professora Joenes: “Antes a sala de leitura funcionava junto com a biblioteca da Escola, o que interferia muito na execução das atividades.”

“Antes a sala de leitura funcionava junto com a biblioteca da Escola, o que interferia muito na execução das atividades”, relata a Professora Joenes, que é uma das Coordenadoras da Sala Ambiente junto com as Professoras Cláudia Sá e Leciane Dias. Ainda, segundo a Professora Joenes, o nome foi escolhido através de um concurso interno realizado com alunos dos três turnos, no qual uma comissão avaliadora formada por três professores específicos da área foi o responsável pela escolha do nome.
Várias referências da Literatura Brasileira são encontradas no Acervo da Sala de Leitura, além de produções de cartazes. 

As atividades diárias realizadas pela Sala de Leitura A Porta do Conhecimento são empréstimos de livros, criação de cartazes, confecção de murais e projetos interdisciplinares em parceria com professores e demais salas ambientes (biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática educativa, TV Escola). Um dos projetos em destaque são os sarais literários e culturais realizados duas vezes ao ano, onde alunos apresentam uma atividade pedagógica orientados pelos Professores de Língua Portuguesa e Literatura, e na maioria das vezes por professores de outras disciplinas.
Sarau Acorda Cordel na Sala de Leitura (Foto: Arquivo Rádio Escola JP Web)
 Hoje, o acervo é composto por mais de 1.200 livros catalogados e divididos em vários gêneros literários como romances, ficções, sonetos, poesias, crônicas, aventuras e contos, além de outros estilos opcionais como os gibis. O usuário encontrará vários autores renomados da Literatura Brasileira, entre eles, José Lins do Rego, Machado de Assis, Cora Coralina, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, além outras personalidades.  

Portanto, quando você desejar viajar pelo mundo imaginário da literatura, vá até a Sala de Leitura A Porta do Conhecimento e boa viagem.

Por: Mariana Oliveira
Fotos: Mariana Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio