OUÇA AO VIVO

Retrospectiva 1

Primeiro Circuito de Férias JP, realizado em Julho de 2016.
Dois mil e dezesseis foi um ano bastante ativo na Escola Estadual José do Patrocínio e Rádio Escola JP Web, tanto que muitos acontecimentos foram matérias no blog da Rádio.

Em relação ao ano de dois mil e quinze, podemos considerar o ano de dois mil e dezesseis, o ano das conquistas e inovações, deixando para trás as dificuldades encontradas que muitas das vezes, se tornariam empecilhos para os profissionais e alunos desta referida Instituição de Ensino.


Para a Rádio Escola JP Web, em particular, foi um ano de estreias e renovações.
Transformando as histórias literárias em peças teatrais, através do Literatudo
Começaremos a nossa retrospectiva pelas atividades pedagógicas e sociais realizadas pela Escola José do Patrocínio que levou para os alunos a Saúde Familiar, através da equipe especializada da Unidade Básica de Saúde Pedro Barros, do Distrito de Fazendinha, que atendeu alunos do Ensino Fundamental com medição de peso e altura, exame para detectar possíveis problemas de vista nos alunos, além de campanhas preventivas e educativas de saúde  corporal. A Diagro, também contribui com as campanhas de prevenções através de palestras sobre a Febre Aftosa e Raiva Animal, pois nossa clientela é constituída por alunos oriundos da Zona Rural do Distrito de Fazendinha.
Nossos atletas - Destaque a nível estadual e por pouco no cenário nacional.
Isso é só o começo do que rolou na Escola. Nossos professores fizeram a diferença, inovando na “arte do ensinar”, por meio de aulas práticas que levaram os seus alunos a estimular a imaginação e suas habilidades. Destaque para a Professora Obedy dos Anjos com o seu Projeto Literatudo, que deu “vida” a Literatura.

Aqui não poderíamos deixar de registrar o Projeto Jovem Empreendedor, do Professor Wanderson que, em parceria com o SEBRAE Amapá, ensinou aos alunos como iniciar e administrar um empreendimento.

Ah! A Professora Marlene Rosário, da TV Escola JP, apostou em projetos voltados ao Meio Ambiente. Em uma de suas oficinas trouxe diretamente da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, os acadêmicos Jesiel Guedes e Bruno Borges que ensinaram os participantes a criar aplicativos para serem utilizados como forma de denunciar, informar e conscientizar sobre a importância de cuidar do nosso planeta.
DJ's Pingo e Cleber Almeida, agitando o Hallow Fest JP.
A Sala de Leitura A Porta do Conhecimento, mais uma vez se destacou com os sarais semestrais, e a grande novidade foi o Projeto Sexta Cultural, que teve como objetivo maior revelar alunos talentosos da Escola José do Patrocínio, nas diversas áreas artísticas... E ainda tem mais!
Curso de Edição de Áudio e Vídeo para professores dos Laboratórios de Informática das Escolas da Rede Estadual de Ensino.
Assim como as olimpíadas foi considerada um sucesso devido há inúmeras conquistas de medalhas pela delegação brasileira, na Escola José do Patrocínio, o esporte revelou grandes atletas que tiveram a felicidade de se consagrar campeões pela primeira vez a nível estadual, e por muito pouco a nível nacional, na modalidade  Vôlei de Praia. Os meninos do futsal masculino foram vice campeões nos Jogos Escolares 2016, na etapa municipal. Tudo isso graças ao empenho e dedicação dos Professores de Educação Física, Rafael e Eder Balieiro, que incentivaram e apoiaram nossos atletas. 

Os funcionários das escolas do Distrito de Fazendinha foram contemplados com o Primeiro Jogos da Integração, que reuniu os profissionais da educação que puderam se conhecer e confraternizar através do esporte e lazer.
Abertura do projeto Jovem Empreendedor, coordenado pelo Professor Wanderson (a direita da foto)
No mês de julho, alunos que não tiveram opções para curtir as férias, participaram do I Circuito de Férias JP, promovido pela Professora Marlene Rosário e José Pandilha, que contou com o apoio e participação da Professora Ildene Oliveira e acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Este ano, ocorreu mais uma edição do Dia Internacional da Animação que trazido para o Distrito de Fazendinha, pelos Professores José Pandilha e Adriana Pantoja, proporcionou a crianças, jovens e adultos da referida Localidade, cinema e laser.
Leonardo de melo e sua Bobina de Tesla que o levou até o INMETRO, no Rio de Janeiro.
A cultura foi o foco maior nas atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo. O Sarau Jovens Talentos e as feiras culturais, realizados durante as sextas-feiras, nos turnos da manhã e da noite, foram regados de atrações como cantores regional e alunos que aproveitaram o espaço para cantar, interpretar, dançar e desenhar, saindo do anonimato e apresentando suas habilidades ao público que prestigiou cada edição.
Dia Mundial de animação.
E por falar em habilidades, não poderíamos de deixar aqui, o registro dos alunos das Altas Habilidades, coordenados pelo Professor Gean Almeida e Professora Vanessa, que com muito empenho participaram do IV FECEAP, realizado no Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, e do Torneio Juvenil de Robótica que aconteceu no Rio de Janeiro. Destaque para o aluno Leonardo de Melo que foi visitar e apresentou a sua invenção: Bobina de Tesla, na Sede do INMETRO.
Delegação Amapaense representante no Torneio Juvenil de Robótica.
Os professores das salas ambientes de diversas escolas da Rede Estadual de Ensino participaram de cursos promovidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero, no Laboratório de Informática JP, que os capacitou para trabalhar com a produção de animações e edições de áudio, junto dos alunos das suas respectivas escolas.

E nem só de estudo vive o aluno. Para amenizar a rotina de aulas e outras atividades pedagógicas, a Direção da Escola José do Patrocínio, em parceria com o Secretário da Escola, Professor Marlon Tomaz, Grêmio Estudantil JP, Rádio Escola JP Web e demais colaboradores, realizou o Hallow Fest JP, resgatando a tradicional festa de halloween que há muitos anos tinha sido excluído do calendário escolar da Escola. A festa foi um sucesso!
Saúde na Escola.
Foram tantas coisas que aconteceram na Escola José do Patrocínio que não dá para relatar em uma só retrospectiva...

Por: Antonio Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio