OUÇA AO VIVO

Torneio Juvenil de Robótica

Professores e alunos da Delegação Amapaense.
Neste ano de 2016, 4 alunos da Escola Estadual José do Patrocínio foram representar a Instituição e o Estado do Amapá na TJR – Torneio Juvenil de Robótica Nacional  que aconteceu na Cidade do Rio de Janeiro, resultado do IV Feceap – Feira de Ciências e Engenharia do Amapá.


O TRJ, é uma competição que ocorre todos os anos em alguma capital do Brasil, sendo a continuação da competição que acontece em vários estados, e aqui no Amapá aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no Monumento do Marco Zero do Equador, onde foram classificados para a etapa nacional os alunos Nilton Batista e Yan Rodrigues nas modalidades: Viagem ao Centro da Terra e Sumo, ficando em segundo lugar com a Equipe YBF – 7. Os alunos Leonardo dos Santos e Geferson Pascoal foram para as provas de Cabo de Guerra e Resgate R2 P2, sendo que os mesmos foram até a 3ª disputa. Devido muitas equipes estarem na competição, ouve-se a necessidade de ir por mata-mata, ou seja, a equipe que perdia estava fora.
Local de competição sendo preparado para receber os competidores de várias partes do Brasil.

Esses dois eventos ocorrem com o objetivo de classificar as melhores equipes em cada modalidade para a Competição Internacional, no qual os alunos terão a oportunidade de trocar experiências e enriquecer os seus conhecimentos na área de robótica.

“As nossas equipes juntamente com outros alunos de outras escolas ficaram hospedados em um apartamento com taxas de despesas mínimas, localizado no Bairro de Copacabana” – Frisou a Professora Vanessa, Coordenadora das Altas habilidades e A. E. E – Atendimento Educacional Especializado, da Escola José do Patrocínio e responsável pelos alunos que participaram do evento.
Últimos detalhes antes do início das competições.
Os alunos Pedro Suria, juntamente com o aluno Julian Pessoa representaram o Estado do Amapá nas categorias Resgate no Plano e Viagem ao Centro da Terra.
Segundo a Professora Vanessa, a experiência de ter ido participar do Torneio de Robótica valeu muito para os alunos avaliarem o material dos seus adversários e terem uma conscientização de que material de baixo custo pode levá-los a ir muito mais além, pois viram muitos robôs assim.
Professora Vanessa e alunos competidores do Torneio Juvenil de Robótica.


Durante o Torneio de Robótica, o Aluno Leonardo de Melo dos santos, da Turma 821 do Ensino Fundamental, teve o privilegio de conhecer o INMETRO no Rio de Janeiro, devido um dos professores do CAAHIS ter enviado um vídeo de uma bobina de tesla, invenção do Leonardo, onde chamou a atenção dos doutores da referida Instituição. No ensejo momento, o Aluno Leonardo foi convidado para no futuro se especializar e trabalhar com os mesmos no INMETRO, já que os meios de contatos foram deixados com o “futuro engenheiro” para estarem se comunicando diretamente.


Para que os alunos pudessem participar do Torneio Juvenil de Robótica, além do Patrocínio do Governo do Estado do Amapá, algumas ações foram realizadas para angariar recursos financeiros como rifa, venda de lanches na Escola José do Patrocínio e um Super Bingo com vários super prêmios doados por empresas colaboradoras, que aconteceu no Sítio do Luís, no Distrito de Fazendinha.
Aluno Leonardo: Convite do INMETRO para o nosso “futuro engenheiro”. Foto: Arquivo Rádio Escola JP Web

Em 2017, os alunos Simão Santos, Matheus Marques e Brenda Santana, da Escola José do Patrocínio, irão dar continuidade as apresentações da Feceap – Feira de Ciências e Engenharia do Amapá, desta vez no Estado do Pará, com o Tema: Amazônia e um Mundo de Surpresas, que será a continuidade da nossa matéria e você o nosso convidado para desfrutar de mais uma leitura informativa. 

Fotos: Professora Vanessa - Altas Habilidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio