OUÇA AO VIVO

Aviação e Conhecimento

Spotter Rafael Freitas, do UZ7 Spotting - Macapá - Belém, em entrevista no Programa Cultura na Escola.

















E no último dia 06 de janeiro de 2017, foi a vez da aviação virar tema do Programa Cultura na Escola. É isso mesmo! Recebemos o Spotter Rafael Freitas do Site UZ7 Spotting que veio falar um pouquinho de aviação, do site e outras curiosidades desse mundo que fascina muitas pessoas pelo mundo.


Como sabemos, a área da viação fascina muita gente, devido à beleza das aeronaves, suas complexidades e sua utilidade em um contexto geral no mundo globalizado.

O foco maior da entrevista foi o hobby de spotter, que para muitos uma profissão, explicando o significado, a sua arte em fotografar aeronaves e muito mais. Durante o Programa, muitos ouvintes participaram através do Whatsapp, fazendo perguntas do tipo: O avião pode aterrissar na água? Como um avião pesado consegue voar? Como ser um spotter?
Site UZ7 Spotting, além de espaço de entretenimento, também é espaço de prestação de serviços a sociedade. 

Além das respostas as perguntas dos ouvintes, o Rafael Freitas fez alguns alertas sobre a segurança dos vôos, em especial ao uso de lasers projetados diretos aos aviões, que poderão ocasionar o risco de um acidente grave com as aeronaves ou danos aos olhos dos pilotos. Segundo o Rafael, alguns relatos desta natureza (denuncias de lasers projetados sobre aviões) já foram citados no Aeroporto de Macapá.

No segundo momento da entrevista, o foco foi o site UZ7 Spotting, que além de ser um espaço para a publicação das fotos, seguido de matérias produzidas pelos Spotters que fazem parte da equipe, também é um espaço de prestação de serviços a sociedade, pois as pessoas que o acessam encontram informações importantes sobre mudanças de horários de vôos pelas companhias aéreas que operam a malha viária Macapá – Belém, bem como a entrada ou saída de certos vôos, ou das próprias companhias aéreas que deixam de operar nessa “ponte área” da Amazônia Oriental. O site conta ainda com, a escuta aérea onde o visitante poderá ouvir a conversa entre pilotos e torre de controle, além do radar ao vivo 24 horas, no qual o usuário poderá acompanhar o trajeto do voo com todas as informações do mesmo (procedência do voo, destino, informações sobre a aeronave, tempo de voo, etc.) em tempo real.  
Spotter José Júnior registrando a decolagem de uma aeronave.





















As disciplinas do conhecimento não ficaram de fora do tema em pauta, pois foi feita a relação entre aviação e matérias como, Matemática, Ciências, Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Geografia e História, pois para quem deseja seguir carreira no ramo da aviação precisará ter noções a fundo dessas áreas do conhecimento.

A aviação também pode ser utilizada dentro de sala de aula para trabalhar disciplinas de conhecimentos gerais. Aqui deixemos um exemplo que foi matéria da Revista Nova Escola, publicada há alguns anos atrás, que trata da aula de um professor de Geografia que deu aos seus alunos mapas do Brasil e alguns aviões de brinquedos. A estratégia de ensino foi fazer com que os alunos usassem a imaginação, simulando viagens há algumas capitais do Brasil, onde a cada “aterrissagem” o aluno parava para conhecer, através do Livro de Geografia, um pouco da geografia desses lugares.

Foram registrados ouvintes de várias regões do Brasil, em especial Belém do Pará, Amapá, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, além de países como Estados Unidos e Alemanha.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Rafael Freitas e da equipe UZ7? Dê uma acessada no site: www.uz7spotting.com.br

A equipe também conta com uma página no Facebook: Uz7Spotting, e no Instagram: uz7_spotting

Por: Antonio Júnior
Fotos: Antonio Júnior e UZ7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio