OUÇA AO VIVO

Retrospectiva 2016 - Parte II

Professor Marcondes Oliveira, do Núcleo de Tecnologia Educacional  Marco Zero - NTE, falando dos Cursos promovido por esta Instituição aos professores do Estado do Amapá em 2016.
O ano de 2016 foi um ano bastante produtivo para a Rádio Escola JP Web, pois foram várias ações e atrações que foram promovidas e levadas até os ouvintes que acompanham a Rádio, tanto na Escola José do Patrocínio, quanto aos que se encontram em diversas regiões do Brasil e do Mundo, por meios dos nossos aplicativos, web sites e redes sociais.
Começamos o ano com a apresentação do Projeto Rádio Escola JP Web para a Comunidade Escolar e pais de alunos que compareceram na TV Escola JP para assistir a apresentação do Projeto realizado pelos Professores Antonio Júnior e Marlene Rosário, que contou com a participação do Diretor da Escola José do Patrocínio, Professor Nilton Cardoso, Marlon Thomaz, Secretário Escolar e do Professor Marcondes Oliveira, representando o Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero – NTE.
Apresentação do Projeto aos novos alunos e seus pais.

















Durante a apresentação, alguns pais e alunos falaram sobre a satisfação em conhecer pela primeira a Rádio Escola JP Web que é muito comentada no Distrito de Fazendinha, devido as suas atividades desenvolvidas com determinado grupo de alunos que atuam diretamente com o Projeto. Em seguida, falaram o diretor e o secretário da Escola, ressaltando o valor e a importância de se manter esse Projeto que é muito importante para a comunidade escolar, como um todo. O Professor Marcondes Oliveira renovou a parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional através de cursos que vieram viabilizar e fomentar ainda mais as atividades da Rádio dentro e fora da Escola.

Após a apresentação do Projeto, as equipes de trabalhos foram divididas em grupos que atuaram nos turnos da manhã, tarde e noite, durante os intervalos recreativos e programação exclusiva da web rádio.

Ao total, mais de 40 alunos estiveram envolvidos nas atividades da Rádio, pesquisando assuntos e elaborando roteiros, produzindo vinhetas, entrevistando pessoas, movimentando os sites e redes sociais, além de participar das coberturas dos eventos pedagógicos dentro e fora do âmbito escolar.
Mariana Oliveira: Uma das responsáveis pelas informações do Blog da Rádio Escola JP Web.




























Na área operacional, o grande avanço para o ano de 2016 foi à implantação do novo streaming em formato AAC Plus +, que permite um som de alta qualidade, com menos consumo do pacote de dados da internet, fazendo com que o usuário tenha mais economia em seu pacote.

Novo Sistema de transmissão permite mais qualidade de áudio e opções para escutar a Rádio Escola JP Web através de aplicativos e sites.
Novas opções para ouvir a rádio fora da Escola foram agregados no pacote, aplicativos para celular como o Tunein e o APP Rádio Escola JP Web, foram implementados em nosso “banco” de opções para escutar a Emissora, além do play para Facebook e Twitter, e o lançamento da nova web site e a nova cara do blog, permitindo mais opções de escuta e matérias recheadas de informações para os nossos usuários.

No campo pedagógico, a Emissora esteve presente nas principais atividades ocorridas durante o ano letivo de 2016, mostrando o quanto esse canal de comunicação é fundamental para a divulgação das ações desenvolvidas dentro e fora da escola, bem como manter os ouvintes informados dos acontecimentos em um contexto geral. Tudo regado ao som de vários gêneros e estilos musicais.
Alguns alunos que estiveram envolvidos no Projeto Rádio Escola JP no ano de 2016.

















Muitos acontecimentos importantes foram transmitidos ao vivo pela Rádio Escola JP Web e registrados em nossas redes sociais e sites. Selecionamos para você, cinco  eventos para relembrar.

Semana do Meio Ambiente
Apresentação do Projeto Rádio Escola JP Web na Semana do Meio Ambiente 2016.





















Começamos com a participação na Semana do meio Ambiente, realizado pela Unidade de Educação Ambiental – UEA, que aconteceu no dia 08 de junho, no auditório da Secretaria de Estado da educação do Amapá – SEED, onde fomos convidados para apresentar o Projeto Rádio Escola JP Web para pessoas de outras escolas do Amapá, além de representantes da Secretaria da Educação e de órgãos de outras instituições do Governo do Amapá. Um link foi feito via celular, entre a equipe que estava presente no auditório da SEED e a equipe que estava no Estúdio da Rádio, com a intenção de informar os ouvintes e demonstrar o quanto a tecnologia é importante para comunicar e informar às pessoas que se encontram em lugares fora do eixo da escola.

O Diário dos Siqueira's
Professor Jamilson Mello e os  Siqueiras.

















Em setembro, o marco do Projeto foi à entrevista por meio da ferramenta Whatsapp que foi o elo entre Rádio Escola JP Web e o Professor Jamilson Mello, de Língua Portuguesa, da Cidade de Recife – Pernambuco, onde falamos sobre o Livro Diário dos Siqueira´s que foi escrito por ele, contando a história de dois adolescentes (Yuri Siqueira e Mariana Siqueira) e o seu professor. O mesmo aborda a relação e o respeito entre professor e aluno. O Livro foi lançado no mês de outubro pela Editora Saraiva.

Durante a transmissão, que aconteceu no Programa Cultura na Escola, dos Professores José Pandilha (Artes) e Marlene Rosário (TV Escola JP), alunos Iranildo Santos e Brenda Santana, foram computados mais de 60 ouvintes simultâneos que acompanharam a entrevista através dos aplicativos RadiosNet (Google Play) e RádioEscolaJPWeb (Blog Rádio Escola JP Web), além do Facebook, blog e site da Rádio.

Foi mais uma experiência tecnológica utilizada dentro do Projeto, provando o quanto podemos utilizar as redes sociais nas práxis pedagógicas.

Só para ressaltar, o Professor Jamilson Mello conheceu a Rádio Escola JP Web por meio do Facebook, entrando em contato pelo Whatsapp, a fins de apresentar o livro para que posteriormente fosse promovida a divulgação do mesmo.

Hoje estamos em constante contato com o Professor Jamilson e ele se tornou nosso ouvintes, e um dos mais de 1.118 seguidores da nossa rede social. 

IV FECEAP 
Robôs utilizados pelos alunos na Feira de Ciências e Tecnologia.





















A Rádio Escola JP Web esteve fazendo alguns flash’s ao vivo direto do Monumento Marco Zero do Equador, onde aconteceu o IV FECEAP - Feira de Ciência e Engenharia do Estado do Amapá, onde alunos da Escola José do Patrocínio, que integram os Altas Habilidades, disputaram a modalidade de robótica,  coordenados pela Professora Vanessa, do Atendimento Educacional Especializado – A. E. E. Foram três dias de cobertura, levando informações aos ouvintes que acompanharam as reportagens por meio das caixas de som externas e internas, e pela web.

Nossos enviados, Professor José Pandilha e os alunos Matheus Marques e Brenda Santana, foram os responsáveis por mandar as informações via celular para os ouvintes que acompanharam a programação.

Eleições do Grêmio Estudantil 2016 
Bastidores do Debate nas Eleições do Grêmio Estudantil JP.

















A Rádio Escola JP Web foi o principal canal de campanha das chapas que disputaram as Eleições do Grêmio Estudantil 2016, abrindo espaço para que membros das chapas pudessem divulgar suas propostas aos alunos e promovendo debate com todos os representantes das chapas. No dia do debate, os ouvintes puderam participar fazendo perguntas aos candidatos, por meio do nosso repórter que ficou nos corredores da Escola José do Patrocínio e por meio do Whatsapp da Rádio.

O debate foi considerado um sucesso e teve como mediadores os Professores José Pandilha, Marlene Rosário, Marlon Thomaz e o Diretor Nilton Cardoso. No dia da votação, a Rádio fez vários flash’s, levando aos ouvintes informações atualizadas do pleito eleitoral. 


Entrevistas, prestação de serviços e informes
Representantes da Guarda Municipal de Macapá: Projeto anjos da Guarda, o retorno.

















Em nosso estúdio muitas entrevistas aconteceram com personalidades que desenvolvem algum projeto e que fazem a diferença na Comunidade do Distrito de Fazendinha. Pessoas como o Senhor David Andrade que, por meio do esporte, disciplina e tira jovens do Distrito, do grupo de risco.

Por aqui também esteve presente o Batalhão do Policiamento Escolar que aproveitou o espaço pedagógico para instruir os nossos alunos e demais ouvintes sobre os males causados pelas drogas, além da participação do Tenente Alfaia, do 1º Batalhão da Policia Militar do Amapá que usou os microfones da Rádio para convidar a comunidade em geral para participar da reunião de implantação da Polícia Comunitária de Fazendinha.   


A Guarda Municipal também foi atração na Rádio Escola JP Web, a convite, compareceram para falar do Projeto Anjos da Guarda que, depois de algum tempo, foi reativada para atender alunos das escolas do Distrito de Fazendinha.

Da Redação
Fotos: Arquivos da Rádio Escola JP Web, Professora Vanessa e Professor Jamilson Mello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio