OUÇA AO VIVO

Volta às aulas na Escola José do Patrocínio

Movimentação interna no primeiro dia de aula do ano de 2017.
Após o mês de férias escolar dos alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Amapá, no último dia 13 de março, aconteceu o início das aulas referente ao ano letivo de 2017 nas escolas das Zonas Urbanas e Rurais do Estado. Na Escola Estadual José do Patrocínio os alunos foram recepcionados pelos professores e corpo técnico pedagógico, e vivenciaram um momento diferente no primeiro dia de aula. Os professores desenvolveram atividades diversificadas centradas em um tema que, desde 2016, é foco de diversas discussões e reivindicações por parte de alunos e funcionários da Escola. O Tema: “A Escola que eu quero para mim” foi pensado para que os alunos, por meio de observações e vivências dos anos anteriores, apontassem os problemas existentes na estrutura física da Escola, bem como, citassem outros problemas agravantes dentro da Instituição como, a violência frequente, o consumo de drogas, desrespeito com os funcionários e alunos, a falta de merenda, salas de aulas quentes, matagal, entre outros.
Diretor Nilton Cardoso, Secretário Escolar  Marlon, Pedagoga Ione: Passando nas salas de aulas para dar boas vindas e conscientizar os alunos sobre as normas da Escola José do Patrocínio. 


No primeiro momento, os alunos e professores realizaram a detecção das causas dos problemas encontrados. Em seguida socializaram os resultados entre si (em sala de aula), e posteriormente elaboraram as estratégias para exibirem os resultados finais do trabalho desenvolvido.
Diretor Nilton Cardoso: "2017 inicia com boas expectativas para a problemática da estrutura física."


No segundo momento, aconteceu a socialização no refeitório da Escola onde as turmas, coordenadas por dois professores, apresentaram os problemas e as ações a serem tomadas para reverter à situação negativa que, hoje, atinge parte da José do Patrocínio.


Segundo a Coordenadora Pedagógica, Professora Ione, a aula inaugural teve como objetivo trabalhar a mobilização dos alunos em busca de uma escola melhor em todos os aspectos, desde o ambiente escolar, ao respeito entre alunos e com os funcionários. “Cada área irá apresentar um projeto que será trabalhado durante o ano letivo de 2017, relacionado aos temas transversais como, drogas, gêneros, meio ambiente, ética e cidadania, entre outros.”   

Professora Ione: "Cada área irá apresentar um projeto que será trabalhado durante o ano letivo de 2017." 
















Para o diretor da Escola, Professor Nilton Cardoso, o ano de 2017 inicia com boas expectativas para a problemática da estrutura física, com a manutenção predial que vai desde a parte elétrica a pintura. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Educação do Amapá – SEED se comprometeu em dar o suporte necessário para o ano em curso, visando melhor qualidade de ensino e bem estar dos alunos e funcionários da Escola José do Patrocínio. Carteiras novas foram adquiridas para completar a falta nas salas de aula, além da regularização do caixa escolar que se encontra inadimplente para receber recursos financeiros do Governo do Estado e Federal, o que vem impedindo ações como a realização de reparos no prédio, compra de merenda, material de apoio e permanente.  

A manutenção paliativa deverá acontecer a partir do mês de abril e beneficiará mais de 1.000 alunos.
Professores e alunos apresentando cartaz com as ações a serem desenvolvidas no ano de 2017 pelos alunos da Turma 613.





Da: Redação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina de Robótica

Alunos recebem palestra sobre técnicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros

Aula prática de Artes Marciais na Escola José do Patrocínio