OUÇA AO VIVO

Sala de Leitura "A Porta do Conhecimento" 2017



















A Sala de Leitura "A Porta do Conhecimento" reabriu a porta para os alunos e professores da Escola Estadual José do Patrocínio, e demais usuários que queiram utilizar o espaço pedagógico.


Após dois meses de planejamento das atividades e “repaginação” do ambiente, a sala está pronta para o uso pedagógico a ser desenvolvido pelos professores que queiram usufruir do acervo disponível que vai desde gêneros literários a gibis.

Alunas Glaice e Geovana:"A Sala de Leitura A Porta do Conhecimento está muito mais organizada."



Segundo a Professora Joenes, umas das coordenadoras da sala ambiente, o espaço se tornou mais agradável e atrativo para se trabalhar com os alunos. Durante o ano de 2017, acontecerão oficinas em parceria com o Pró Ler, como, “contação” de histórias, teatros, construção de textos, construção do Jornal Mural e oficinas de reciclagem, todos com a participação dos professores da Escola José do Patrocínio.

Professora Leciane: "Os alunos precisam fomentar cada vez mais esse processo de leitura e aprendizagem na escola".


Além das oficinas, a sala irá trabalhar as atividades cotidianas como, catalogação de livros, empréstimos dos mesmos, agendamento da sala para os professores. Os demais projetos da Escola José do Patrocínio estão inclusos nas atividades da sala, entre eles, os Sarais que este ano serão bimestrais.

Para as alunas Glaice e Geovana, do Ensino Fundamental II, a Sala de Leitura "A Porta do Conhecimento" está muito mais organizada, diferenciada e bonita, além de confortável.


Usuários conhecendo o "novo espaço pedagógico."
















As alunas Ediane e Emily, do 1º Ano do Ensino Médio, foram unânimes em dizer que o espaço irá proporcionar fontes de conhecimentos literários importantes que ajudará bastante na sua formação intelectual e auxiliará como fonte de conhecimento e preparatório para o exame do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, daqui a dois anos.

Professora Joenes: "O espaço se tornou mais agradável e atrativo para se trabalhar com os alunos."


“Os alunos precisam fomentar cada vez mais esse processo de leitura e aprendizagem na escola para eles poderem se emancipar futuramente, até porque o objetivo da sala é o incentivo a leitura, para que eles (alunos) se libertem e progridam cada vez mais, saibam se articular em público, e cresça o seu repertório literário, enriqueçam. Tudo isso é necessário, pois vemos, hoje, a grande dificuldade que esses alunos têm em ler, devido à intervenção das mídias, fazendo com que, os mesmos, busquem menos os livros”, argumentou a Professora Leciane.

Alunas escolhendo livros para a prática da leitura.
















Segundo ela, também, com o passar dos anos, os livros irão ser uma relíquia devido ao surgimento dos livros virtuais que crescem a cada dia, fazendo com que os leitores busquem menos pelos livros reais. “Mas é claro que sempre haverá aquele grupo seleto de leitores que preferirão os livros impressos, pois para eles é interessante apreciar a arte concreta, seus detalhes e é claro, tê-lo em sua biblioteca particular, aquela lá no cantinho da parede do quarto”, salientou a Professora.

Ediane e Emily: "O espaço irá proporcionar fontes de conhecimentos literários importantes."

A sala de leitura funcionará de segunda a sexta-feira, nos três turnos de aula, e tem como coordenadoras as Professoras Joenes (manhã), Leciane (tarde) e Cláudia Sá (noite), e os usuários poderão praticar o hábito de leitura regada ao som de boa música. Tudo isso para agrada-los e incentivá-los a ler.   

Os livros poderão ser emprestados por todos os interessados em levá-los para a prática da leitura em casa, com o prazo de 7 dias, obedecendo alguns critérios estabelecidos no sistema de empréstimo da sala.

Comentários

  1. Tudo muito lindo, espeço essencial e maravilhoso a toda comunidade escolar. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Digite sua mensagem!

Postagens mais visitadas deste blog

Balneário da Fazendinha

Distrito de Fazendinha - 17 anos de Criação.